Parceiros

sexta-feira, 8 de março de 2019

Relembrando

Em 2009, estava sendo lançada a Antologia XXI Poetas de Hoje em Dia(nte), organizada por Aline Gallina e Pri Lopes e da qual eu fiz parte. Um dos poemas que publiquei foi este:

ESTORVO

passou por mim.
estabanado, esbarrou no meu céu,
derrubando estrelas.

E com muita alegria reproduzo aqui o texto do poeta Nei Duclós sobre o lançamento da Antologia, exatamente o trecho em que ele fala deste meu poema!

" Poesia vale por vários motivos. Um deles é um poema inesquecível, que fisga na primeira leitura e nos acompanha, como este de Cynthia Lopes, da coletânea XXI: “passou por mim. estabanado, esbarrou no meu céu, derrubando estrelas”. A limpidez do verso, sua precisão, sua trajetória certeira, não pode ser confundida com a atual tendência de gerar hight-lights de impacto, mais fundado no trocadilho e na falsa surpresa. Um poema como o de Cynthia faz parte de outra linhagem, de uma poesia que usa o clima do aforismo para criar uma imagem, uma metáfora, quase uma parábola. Derrubar estrelas como um sinal do amor que chega de surpresa é pura criação, de uma leveza que acena para um voo mais alto." http://outubro.blogspot.com/2009/04/poesia-toda-hora.html

Nenhum comentário: