Parceiros

domingo, 7 de março de 2010

8 de março - Dia Internacional de Luta da Mulher




Encontrei esta foto disponível na internet.
Não sei de quem é a autoria (se alguém souber, por favor, gostaria de dar o devido crédito), mas achei genial.
No centro da fotografia estão duas grandes mulheres, e ambas representam a mulher brasileira enquanto mulheres guerreiras, inteligentes e de forte personalidade, sem entretanto perderem a ternura e a sensualidade. Claro, duas digníssimas cariocas (mesmo que só de coração e atitude). São elas DINA SFAT E LEILA DINIZ, que seguem a frente do cartaz central da passeata. A sua esquerda no vídeo, Dina. A sua direita no vídeo, Leila.
Com essas duas mulheres, atrizes, mães, esposas, eu quero homenagear todas as mulheres em seu dia. Ambas foram marcantes na minha formação como mulher e, acredito, que na de muitas mulheres de minha geração.

Com vocês, um pouco de Leila Diniz e Dina Sfat:


O Mar

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar

O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar.
.
.
Leila Diniz,1965


"Há tantos anos que eu tento ser natural e normal. Mas eu não sou, não sou. E não sou porque não sou. A minha natureza não era. Eu não fui uma pessoa da minha família. Eu sou uma desfamiliada. Eu sou um ser humano solto no espaço, e faço uma profissão que me põe ainda mais fora da nave. Eu faço a comédia das sete na novela das sete, e no entanto eu viajo...Eu viajo o destino do meu personagem e o adoto como sendo o meu destino...Só que eu não sei a cabeça do autor para onde vai...Mas no momento que ele passa para mim, já não é tão onde ele ia, já é onde eu quero conduzir...Aí isso vai para o editor, que edita isso diferente. Ferra o autor, me ferra, e cria uma outra viagem... E o público ao assistir entende diferente e vem me contar uma coisa que eu nem sei mais como é."
Dina Sfat

6 comentários:

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida
Passei para deixar um beijinho e todo o meu carinho, no dia de hoje.

Rosa

nydia bonetti disse...

Esta foto é memorável, Cynthia. O poema de Leila eu conhecia, lindo mas o texto de Dina não. Acho que este foi o post que mais gostei sobre o dia internacional de luta da mulher. Beijos!

Cynthia Lopes disse...

A ti também minha querida Rosa-Flor,
bjs

Cynthia Lopes disse...

Nydia, muitíssimo obrigada.
O poema da Leila é de fato bem conhecido, mas o texto da Dina, tirei de um artigo da Maitê Proença em homenagem a essa grande atriz e mulher.
Mais uma vez obrigada pelo comentário.
bjs

Cynthia Lopes disse...

Minha querida
Fada,
lindo o poema do Murilo Mendes com o qual vc presenteou o meu blog! Obrigada e obrigada pelo comentário.
bjs

M A R I N A disse...

Cynthia, eu desconhecia esta poesia de Leila Diniz, lindo demais....
Em outro momento farei uma visita mais prolongada, prazer conhecer voce e seu blog.
Marina Gentile (dagazema@gmail.com)